quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A CRIAÇÃO DOS QUILOMBOS E A RELAÇÃO COM O BAIRRO DE PAU DA LIMA

Os quilombos eram áreas de liberdades dos negros que tinham sua liberdade ou de negros que fugiam das fazendas e da condição de escravidão e injustiças. Esses locais eram de difícil acesso meio às matas e montanhas. Seus habitantes eram chamados de “quilombolas” que formavam comunidades que buscavam manter suas tradições religiosas e culturais. Sobreviviam da caça, da pesca, e da coleta de frutas e praticavam comércio com a população ao redor. Dos quilombos que existiam próximo ao atual bairro de Pau da Lima se destaca “O quilombo do Urubu” que ficava localizado nas imediações que é hoje o bairro de “Pirajá” até o “Cabula” um dos locais bem conhecidos que fazia parte desse quilombo é uma lagoa que onde hoje fica a  Brasil gás esse quilombo eram bem organizado e mantinham as suas tradições seu líder era uma mulher chamada de “Zeferina”. Sendo destruído no ano 1826 pelas tropas de Pirajá em consequências de diversos homicídios pelos quilombolas nas regiões em torno de quilombo.

   Imagem atribuída ao Líder do Quilombo do Urubu


Quilombo do Urubu ficava na região entre o Parque São Bartolomeu e o Cabula


Outro quilombo que pode ter relação com o bairro e o do “Buraco do Tatu” formado em 1744, esse se situava nas proximidades onde hoje fica a “Estrada Velha do Aeroporto” até “Itapuã”. Esse quilombo foi destruído 20 anos depois pelo governo colonial por que se tratavas de quilombolas que tinham contato com escravos da cidade e o governo temia uma revolta então organiza uma expedição e destrói o quilombo.

Planta do Quilombo Buraco do Tatu

Ele existiu numa área próxima à Estrada Velha do Aeroporto, entre Itapuã e Cajazeiras.






3 comentários:

  1. Olá, estou fazendo uma monografia que abrange o bairro e seu blog foi muito útil, já que não há muitas informações sobre o bairro. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá Joseni, preciso contatar com vc.

    ResponderExcluir