quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A EXPANSÃO DE SALVADOR EM DIREÇÃO AO MIOLO

A partir do século XX, salvador passa por uma série de transformação e o miolo que assim é caracterizado desde aos estudos do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano para a cidade de Salvador (PLANDURB), da década de 1970. Esse nome se deve ao fato da região situar-se no centro do munícipio de Salvador geograficamente, ou seja, no miolo da cidade. O miolo fica entre a BR 324 e a Avenida Luiz Viana Filho conhecida como “Avenida Paralela”. Como o “Miolo” se desenvolveu? Com o crescimento da população. Como a população de Salvador começou a crescer gerou uma expansão territorial da cidade e pessoas que moravam no centro foi morar em áreas mais distantes no caso o “Miolo”.

Segundo o Plano do miolo, o crescimento urbano de Salvador depois de 1950 se caracterizou no incentivo à formação de assentamentos urbanos geograficamente. E essa expansão foi chegando pela presença da “Estrada Velha do Aeroporto” e pela venda de loteamentos de chácaras que originou outros bairros como Pernambués. A expansão de transporte que impulsionou o processo de ocupação urbana de Salvador teve seu inicio no “Miolo” através da construção da Rua Silveira Martins (1965-1966).

Com a construção da Avenida Paralela no fim do ano de 1970, o “Miolo” fica em posição estratégica entre a Paralela e a BR 324. O que contribuiu para acelerar o crescimento imobiliário. Em 1970 os locais como Pau da Lima, Pernambués e São Gonçalo de Retiro era os mais significativos do “Miolo” e o resto dessa população do qual eu estou mencionando ficava espalhada  em lugares espontâneos como Palestina e de ocupação planejada como o bairro de Castelo Branco. O “Miolo” constitui hoje uma importante região de Salvador, o que corresponde a 36,74% da área de toda cidade e de 28,67 % da população de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário